Projeto Interage

O “Interage” é uma proposta pedagógica de integração e extensão, entre os alunos do curso de Sistemas de Informação do FAETERJ-Paracambi, e os alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais situadas no município de Paracambi.
O projeto iniciado no segundo semestre de 2008, recebe semestralmente cerca de trinta alunos do Ensino Médio para vivenciarem experiências nos laboratórios de informática do curso de Sistemas de Informação. Em cada semestre, isso acontece em encontros semanais, durante o período de aproximadamente três meses, em que alunos do Curso Superior funcionam como monitores e assim ministram aulas para os alunos do Ensino Médio com conteúdos variados.

A amplitude do conhecimento tecnológico faz com que o conteúdo programático de cada nova turma, seja amplamente discutido e decidido previamente entre os alunos monitores e os professores orientadores, visando atender as demandas específicas de cada novo grupo de alunos que compõem o projeto. O resultado dessa proposta pedagógica tem sido positivo na medida em que os alunos monitores passam a dar novos sentidos a sua futura prática profissional, e os alunos do Ensino Médio passam a conhecer de forma mais próxima e efetiva as dinâmicas e a importância do Ensino Superior despertando assim reflexões e motivações para suas vocações sociais e profissionais.

A partir do ano de 2010 o Projeto INTERAGE incorpora pesquisadores, monitores e ações pedagógicas provenientes do Curso de Gestão Ambiental e com isso o Projeto INTERAGE adquire uma dimensão institucional no FAETERJ-Paracambi, tornando-se o protótipo de um programa institucional de extensão visando o atendimento as necessidades locais – o Programa Interage. Percebeu-se a necessidade de expansão e diversificação das atividades, além da sistematização da atuação dos discentes participantes, afim de que a conveniente formação e certificação possam ser realizadas. Assim sendo, o Programa, na sua concepção, prevê que discentes realizem o estágio curricular, a iniciação científica ou a monitoria, situações que dependem da freqüência e empenho efetivo nas atividades planejadas. Desta forma ficou possível atender às diversas necessidades de complementação curricular e pedagógica, além de possibilitar uma compromissada extensão universitária situada no plano da Educação para Qualificação Profissional.

A Equipe

  • Rogério Leitão Nogueira
  • Cinthia Lisboa
  • Marcia Lie

Atividades

  • Iniciação Científica
  • Estágio Acadêmico
  • Trabalhos de Conlussão de Curso (TCC)
  • Orgnaização e participação das atividades do semestre
  • Participação nos eventos:
    Congressos, Semanas Acadêmicas, Seminários, Semana nacional de ciência e Técnologia.

Algumas das Palestras e cursos do Interage

Aplicações do GPS no curso de GA

Aplicações do GPS no curso de GA

CNPQ
FAPERJ
PMP
MaisCriativo

Ex-Aluno

Desculpe, no momento o conteúdo dessa área está sendo atualizado, voltaremos em breve.…

Atualização em Breve

Mantenha Contato

Rua Sebastião Lacerda, s/n
Fábrica - Paracambi/RJ - 26.600-000

Visite nossas redes

Ouvidoria

Registre suas dúvidas, sugestões e reclamações. Conheça o canal de ouvidoria da FAETEC

faetec governo do estado do Rio de Janeiro Rio 2016

Portal FAETERJ Paracambi - Equipe de Desenvolvimento